VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DAS TINTAS?


Nós vamos contar de uma forma resumida ou pouco sobre a história das tintas no mundo e no Brasil, mas, é claro que vamos puxar a sardinha um pouco para cá. 

Vamos, lá e boa leitura!

Nos tempos pré-históricos, entre os períodos Paleolítico (40.000 a.C.) e o Neolítico (10.000 a 6.000 a.C.), o
Homo sapiens usou diversos materiais e ferramentas para se expressar, como carvão, ossos, argila de várias cores e  minerais triturados. Já o primeiro povo a pintar com uma variedade maior de tintas foi o egípcio, e por volta de 5.800 a. C. foram criadas as primeira tintas sintéticas. 
 
Ao longo dos séculos, a produção de tintas evoluiu, se industrializou e, no Brasil, por volta de 1886, o imigrante alemão Paulo Hering fundou a primeira fábrica de tintas no Brasil, as Tintas Hering. 

No início do governo de Getúlio Vargas (1930-1945), a indústria brasileira teve um grande salto, por meio de medidas protetivas ao mercado interno. Em 1944, o Brasil conhece a marca Sherwin-Williams, com a implantação da sua primeira fábrica e o modernos equipamentos de produção. A partir daí, outras grandes marcas de tintas se estabeleceram no Brasil.  

Hoje, o Brasil está entre o cinco maiores mercados do mundo. Os dez maiores fabricantes respondem por 75% do total das vendas no varejo, entre eles, Suvinil, Sherwin-Williams, Tintas Renner. Esse setor continua em crescimento devido ao aquecimento da construção civil e sustenta bons números no varejo e na abertura de vagas de trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PINTURA PREDIAL